Nossa ASES - Associação dos Empregados do SERPRO de Fortaleza, é uma instituição sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover a integração sócio/cultural/esportiva de seus associados, bem como a interação entre as ASES nas demais regionais. Criada em 17 de outubro de 1971, com o nome de CRESE, Clube Recreativo dos Empregados do Serpro/3a. URO - Unidade Regional de Operações, a associação, além das atividades sociais, culturais e esportivas, atuava, também, nos convênios com clínicas médicas e odontológicas, hoje, em parte, viabilizados pelos planos de benefícios da Empresa. Até meados de 1985, a Empresa Serpro mantinha subsídio de verba mensal às ASES, contribuindo sobremaneira na execução de suas atividades, com maior ênfase nas festas natalinas, onde, o Serpro juntamente com a ASES, promoviam o congraçamento pleno de seus empregados e sócios. Abaixo um flagrante de uma destas festas natalinas onde, eram homenageados os funcionários com 10 anos de Serpro.
Os torneios e campeonatos de Futebol de Salão, Voley, Tênis de Mesa, Sinuca, dentre outros eram sempre prestigiados por todos e com a participação plena dos sócios. As disputas entre os times do SPD éSetor de Processamento de Dados e do STC éSetor de Transcrição de Dados, sempre foram repletas de emoção, provocando a sensação esperada a cada contenda. Abaixo um momento de rara descontração quando da realização de um torneio de Futebol de Salão Feminino.
Lembramos também que nesta relação de parceria empresarial, a Empresa também cedia empregados para a gestão administrativa das atividades internas, o que aqui lembramos o saudoso Olozaga e JoséFrancisco que tão bem conduziam as tarefas de nossa ASES.
Com o fim dos subsídios, as ASES sentiram bastante a falta de recursos, como também, a retirada dos empregados, influindo fortemente, na sobrevivência saudável, pois, passou a arcar financeiramente com tais encargos, simplesmente com seus recursos parcos oriundos tão somente das contribuições de seus associados. Foi entção que passamos a obter percentuais de taxa administrativa quando da realização dos convênios, hoje plenamente em vigor e de uma necessidade evidente ao seu corpo de associados, estendidos aos aposentados inclusive.
Ao longo destes anos, o CRESE e a ASES tiveram várias diretorias gloriosas e que marcaram épocas rememoráveis e de saudoso sentimento de emoção. JoséMaria Lavor Campos, nosso Superintendente Regional por várias gestões foi o seu primeiro presidente. Depois vieram muitos que nossa memória refrescada com alguma ajuda, menciona a seguir, pedindo, no entanto, a compreensão por alguma não lembrança de alguns. Washington Nogueira Gomes, JoséMaria Fontenele, JoséErnesto Matos, Alexandre Magno do Nascimento Freitas, Maria Eurineide Elias Costa, Hugo Miguel Medeiros do Vale, Joaquim Feitosa Soares, João Bosco Breckenfeld Bastos, Joseoli Moreira, João Ednaldo, Edmilson Torres, Maria Sirlene Campos.
A foto abaixo, ilustra uma homenagem a seus ex-presidentes atéentão, 1984, onde destacamos a maioria dos acima mencionados.
Para continuar este histórico aguardamos a colaboração de nossos associados.